Trabalho
2º E 3º PERÍODO
O objetivo desta aula é apresentar o conceito de Provisão para Devedores Duvidosos, ou seja, como a empresa pode considerar, em seus resultados e demonstrativos, as perdas que tem com os clientes que não pagam, demonstrando, assim, a contabilização da Provisão e seus desdobramentos.
Ao final da aula, você será capaz de compreender o conceito de Provisão para Devedores Duvidosos e considerar essa informação nas Demonstrações Contábeis
A Provisão para Devedores Duvidosos quem pode usar?
Provisão para Devedores Duvidosos –
A Provisão para Devedores Duvidosos é a mais comum das provisões do ativo. De suma importância para as empresas comerciais, devido à inevitável inadimplência de parte de seus clientes, a Provisão para Devedores Duvidosos contabilmente deve ser constituída com base em procedimento que reflitam verdadeiramente as perdas esperadas. Para tanto, faz-se necessário a consideração dos fatores de risco conhecidos a fim de estimar as perdas com Contas a receber.
A Provisão para Devedores Duvidosos é conta do Ativo, possuindo natureza retificadora, uma vez que retifica a conta Clientes ou Duplicatas a Receber, como fim de apresentar o valor líquido provável de realização dos créditos em andamento. É debitada pela baixa dos títulos considerados incobráveis, em contrapartida à conta Clientes.
A conta Provisão para Devedores Duvidosos é creditada pelo valor da provisão constituída, em contrapartida a uma conta própria do Resultado do Exercício, classificada no grupo das Despesas Operacionais e comumente denominada Despesas com Devedores Duvidosos.
As provisões são valores cujas quantificações dependem de fatos ainda não concretizados, mas que, devido aos princípios da oportunidade, competência e prudência, devem ser contabilizados. Elas podem ser tanto do Ativo, quanto do Passivo.
As provisões do Ativo são contas retificadoras. As provisões do Passivo não são contas retificadoras e sim contas que