Trabalho
As estruturas de mercado são modelos que captam aspectos inerentes de como os mercados estão organizados. Cada estrutura de mercado destaca alguns aspectos essenciais da interação da oferta e da demanda, e se baseia em algumas hipóteses e no realce de características observadas em mercados existentes, tais como: o tamanho da empresa, a diferenciação dos produtos, a transparência do mercado, os objetivos dos empresários, o acesso de novas empresas, entre outras.
O monopólio juntamente com a concorrência perfeita são descritas como estruturas clássicas básicas. São dois casos extremos já que o primeiro é definido como o único provedor de um produto no mercado enquanto o segundo diz que a dimensão de uma empresa é insignificante em relação as demais.
Uma estrutura de mercado monopolista apresenta três características principais:
• Uma única empresa produtora do bem ou serviço;
• Não há produtos substitutos próximos;
• Existem barreiras à entrada de firmas concorrentes
Nessa estrutura, a firma é única, de maneira que a entrada de novas firmas alteraria a estrutura do mercado. Em consequência, o monopólio somente se mantém se a firma conseguir impedir a entrada de outras firmas no mercado. Diversos fatores podem concorrer para a manutenção do monopólio, representando barreiras ao acesso de novas firmas Por exemplo a dimensão reduzida do mercado; a existência de patentes, o que impede a produção de um dado produto por firmas concorrentes; a proteção oferecida