Trabalho
Aluno: Laryssa Lima Muniz
Disciplina: Negócios e Serviços de Telecomunicações
1. Explique porque os resultados da telefonia móvel são considerados a verdadeira “universalização” e porque foram obtidos por meio da VU-M? Argumente a sua resposta.
Devido ao grande crescimento da “distribuição” de quase 200 milhões de celulares, pode-se analisar a demanda como sendo universalizada, tanto pela classe de baixa renda quanto as outras. Porem a real razão de tal crescimento se deve também ao crescimento da VU-M (Valor de uso móvel), ou seja, valor pago pelas demais operadoras para serem completado as ligações para o celular. O valor cobrado representa um lucro bem significativo para as operadoras moveis. E se for comparado com a fixa tem uma diferença absurda, porque para o lucro das moveis independe se é uma ligação “recebida” ou “realizada”, a telefonia móvel em questão de preços ganha de ambas as formas. A divergência de preços entre a telefonia móvel e fixa ocorre pela questão do desbalanceamento na definição da tarifa da rede móvel, por isso as empresas fixas se voltaram também para a venda de telefones moveis.
2. Quais as vantagens da atual politica de tarifas de interconexão e quais os problemas desta politica de tarefas?
Nesta politica atual há mais vantagens voltadas para a telefonia móvel por causa do alto lucro da VU-M que chega a render R$ 17 bilhões às empresas de celular. É vantagem também para a população porque a telefonia móvel se estendeu a tal ponto que se considera uma “universalização”, apesar da telefonia fixa sair perdendo em torno de R$ 2 bilhões por ano, há disponibilidade de linhas telefônicas esta cobrindo 100% do território brasileiro, porem os problemas são voltados para o anseio da rede fixa que estão sobrecarregadas com a distorção de valores da tarifa móvel.
3. Explique sucintamente porque foram criadas as tarifas TU-RL, TU-RIU e VU-M? Porque o balanceamento