Trabalho
São corpos que têm luz própria, isto é são aqueles que emitem luz. Chamam-se também fontes luminosas. Ex: vela acesa; lâmpada eletrica com o filamento ao rubro.
Corpos Luminosos
São corpos que não tem luz própria apenas refletem a luz ou difundem a luz que recebem dos corpos luminosos. Ex: uma vela apagada; um espelho.
Corpos transparentes, translúcidos e opacos
Corpos transparentes são corpos que se deixam atravessar pela luz. Ex: vidro da janela.
Corpos translúcidos são corpos que se deixam atravessar parcialmente pela luz. Ex: folha de papel vegetal
Corpos opacos são corpos que não são atravessados pela luz. Ex: madeira
Ondas
As ondas podem ser mecânicas (ondas sonoras) ou eletromagnéticas (luz). As ondas mecânicas precisam de um meio material para se propagarem enquanto as eletromagnéticas se propagam no vazio.
Ondas transversais ou longitudinais
Uma onda longitudinal é uma onda em que a vibração do meio ocorre na direção da perturbação que a originou.
Onda transversal
A propagação do movimento ondulatório ocorre na direção perpendicular da propagação da onda.
Características da onda
* Amplitude * Comprimento de onda * Frequência * Período * Velocidade Amplitude é a distância máxima atingida por um ponto em relação á posição de equilíbrio, isto é corresponde ao máximo afastamento das partículas relativamente á posição de equilíbrio. Comprimento de onda é a distância medida entre duas cristas ou entre dois vales consecutivos. Frequência é o nº de oscilações completas que ocorrem num segundo, é o inverso do período Período é o tempo de uma oscilação completa. Velocidade calcula-se através da seguinte fórmula. Espectros eletromagnéticos O espetro eletromagnético é um conjunto de todas as radiações eletromagnéticas. Os diferentes tipos de radiações podem ser identificados pelas suas frequências, pelos seus comprimentos de onda ou mesmo pela sua energia. Raios Gama/ Raios X/