Trabalho
AULA ATIVIDADE-27/03/2012
ATIVO – Compreende os bens e direitos de uma entidade expressos em moeda. Os bens dividem-se em tangíveis (materiais ou corpóreos) e intangíveis (imateriais ou incorpóreos). Os direitos representam os valores que a entidade possui em relação a terceiros.
ATIVO CIRCULANTE – Todo ativo com liquidez proposta dentro do exercício corrente. Ex. Caixa/Bancos.
ATO ADMINISTRATIVO – Um ATO ADMINISTRATIVO é uma ação que pode ou não resultar em um fato administrativo, mas em si não motiva um registro contábil.
BALANCETE DE VERIFICAÇÃO – É um resumo ordenado dos saldos remanescentes das contas utilizadas pela contabilidade, separados em Débito (Ativo e Despesas) e Crédito (Passivo, PL e Receitas). Não é considerado uma demonstração contábil, pois faz parte do Processo Contábil de Escrituração.
BALANÇO PATRIMONIAL – Demonstração que mostra um instantâneo da posição financeira da empresa em uma data especifica apresenta, à esquerda, os ativos e, à direita, o passivo.
CONTABILIDADE – Contabilidade é um sistema de informação que tem como objetivo o controle do Patrimônio de uma entidade.
DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCICIO – A demonstração do resultado do exercício é um resumo ordenado das receitas e despesas da empresa em determinado período, normalmente 12 meses. É apresentada de forma dedutiva (vertical), ou seja, das receitas subtraem-se as despesas e, em seguida indica-se o resultado (lucro ou prejuízo).
DEMONSTRAÇÕES CONTABEIS – A contabilidade é o grande banco de dados históricos da empresa. O registro sistemático desses dados permite a administração conhecer, através dos saldos das contas, a posição patrimonial e os resultados alcançados em cada período, sendo internas não obrigatórias: Para uso dos administradores e gerentes da empresa. Não tem formato obrigatório. E Externas: Para uso pelo público em geral. Tem formato e regras obrigatórias por lei.
DESPESA – A Despesa é todo sacrifício, todo