Trabalho
A psicologia foi reconhecida como ciência desde 1879 (Wundt, introspecção).
Como profissão no Brasil desde 1962.
Psicologia é o estudo alma.
Com o objetivo de estudar o comportamento e os processos mentais, (prnsamentos, relação social, emoção, comportamento, aprendizagem, distúrbios emocionais, desenvolvimento humano) com uma ampla diversidade de objetos, é uma ciência recente em que o pesquisador e objeto se confundem.
Senso comum: conjunto de conhecimentos que são acumulados ao longo do tempo; Conhecimento intuitivo, espontâneo, de tentativas erros; Acumula conhecimentos de outras áreas de produção do saber, e reduz a uma teoria simplificada. EX: Apropriação de termos (visão de mundo).
Ciência: Procura confundir, elucidar e alterar o cotidiano a partir de seu estudo sistemático; Conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade; Os conhecimentos são obtidos de maneira programada, sistemática e controlada para que se permita a verificação de sua validade; É um processo e construção do conhecimento onde o novo é sempre produzido a partir de algo anteriormente desenvolvido; Tem objetivo específico, linguagem rigorosa, métodos e técnicas específicas, objetividade.
Senso comum X Ciência: A ciência vai até o senso comum, até o cotidiano para buscar e formar suas teorias. O senso comum é o conhecimento espontâneo, já está no automático do ser humano.
Subjetividade: Mundo das idéias, dos significados e emoções, construídos internamente pelo sujeito a partir de suas relações sociais, vivências e de sua constituição biológica, é também fonte de suas manifestações afetivas e comportamentais (é o nosso modo de ser).
O Objetivo da pesquisa em psicologia: Descrever o fenômeno com precisão; Explicar consistindo e estabelecer uma rede de relações de causa e efeito (problema x hipótese); Controle é a aplicação de conhecimento para resolver os problemas; Controlar significa dizer que compreendemos as importantes