Trabalho
* Trabalho de AV1
Diante dos conhecimentos adquiridos até então, resolva o caso concreto a seguir.
Jussara e Marcos, de 40 e 42 anos de idade, respectivamente, são casados há 12 anos. Jussara é mãe de Ana, de 16 anos de idade, cujo pai já é falecido. Marcos tem grande afeto por Ana, já que cuida dela como se fosse sua filha desde que se casou com Jussara. Ana também tem grande afeto por Marcos, e sempre o considerou como pai. Marcos é portador de uma grave doença e está ciente de que lhe restam poucos meses de vida. Marcos não possui outros herdeiros além da sua esposa Jussara, e deseja atribuir direitos sucessórios à Ana. Assim, responda:
a) Dentre as modalidades de colocação em família substituta, há alguma que atenderia à pretensão de Marcos? Justifique sua resposta. (0,5 ponto)
Diante do caso concreto citado é possível afirmar que dentre as modalidades de colocação em família substituta, a que atenderia a pretensão de Marcos seria a adoção unilateral, contida na subseção quatro mas especificamente no Art. 41 parágrafo 1º no texto de disposições gerais da família substituta que diz que a adoção atribui a condição de filho ao adotado, com os mesmos direitos e deveres, inclusive sucessórios, desligando-o de qualquer vínculo com pais e parentes, salvo os impedimentos matrimoniais, e se um dos cônjuges adota o filho do outro, mantêm-se os vínculos de filiação entre o adotado e o cônjuge ou concubino do adotante e os respectivos parentes.
b) Caso Marcos venha a falecer no curso do processo judicial respectivo, estaria inviabilizada a sua pretensão? Justifique sua resposta. (0,5 ponto)
Baseado nos estudos e no ECA art. 42 parágrafo 6º, caso Marcos venha a falecer no curso do processo judicial, antes do trânsito em julgado da sentença, devido a sua manifestação de vontade a adoção poderá ser deferida ao adotante. Sendo assim se Marcos vier a falecer, isso não inviabilizaria sua pretensão em adotar