Trabalho
Razoes para esta preferência? São sem dúvida, diversas… Mas eis algumas das ditas:
1. A Google mantêm nos seus locais de atividade um ambiente que premeia os que mais contribuem para a empresa
2. Depois do recrutamento, a Google procura reter os seus funcionários, procurando fazer com que se sintam valorizados
3. Na Google, os novos colaboradores são designados como “Noogle” e é lhes atribuído um “Buddy” que age como um amigo e mentor no interior da organização.
4. Como forma de aumentar a interação entre equipas diferentes, encontros fora do escritório são organizados todos os trimestres.
5. Existe na Google uma cultura organizacional plana e o trabalho é divido por pequenas equipas, de facto, na Google o trabalho de equipa é a norma.
6. Na Google há um esforço contínuo de formação. De facto, a empresa dedica a cada um dos seus funcionários uma média de cem horas de treinamento por ano.
7. Os empregados da Google são convidados a enviarem sugestões à gestão e a serem envolvidos nos processos de tomada de decisão.
8. Há na empresa uma utilização muito generalizada de horários flexíveis, onde contam mais os resultados do que as horas trabalhadas. Neste contexto, os empregados da Google podem também realizar teletrabalho, sempre que tal lhes for mais conveniente.
9. A empresa mantêm-se dinâmica, empenhando-se em realizar novos lançamentos a um ritmo intenso e constante.
Mas o sucesso da Google não está completamente encerrado nestas nove razoes… A empresa procura manter um bom ambiente de trabalho e propício à inovação e criatividade. Sobretudo, os seus trabalhadores não são vistos como “custos”, mas como elementos vitais no processo de tomada de decisão. No total, tal abordagem produz uma empresa com um melhor ambiente de trabalho, mais humano, amigável