Trabalho T picos
Fatores econômicos são relacionados ao custo, ou seja, quanto gastamos para produzir. Isso está relacionado também ao valor do produto, sendo assim custo X valor.
Quando um produto chega de fato à prateleira, ele deixa de ter apenas um valor X, ou seja, este não é mais conceituado pelo seu custo de produção, mas passa a carregar consigo o que chamamos de valor agregado. O valor agregado é o conceito que o consumidor tem de um produto ou serviço que atenda as suas necessidades, considerando o beneficio de tal produto com o seu preço.
Sua relação com o design em geral e especificamente com o campo do design de interesse do grupo
O custo é fator determinante para a qualificação dos objetos (ou serviços). Mesmo sendo um dado objetivo, resultante de valores quantificáveis, o custo não é um dado facilmente manipulável, considerando que o preço do produto não corresponde exatamente ao que ele custa, mas é determinado por instáveis leis mercadológicas, entre as quais a concorrência. (REDIG, J., 2005, p.30).
A diminuição do custo possibilita o atendimento à demanda interna de produtos e serviços (ou “ampliação do mercado interno”) porque resulta na melhoria das condições econômicas da maioria da população. (REDIG, J., 2005,p.30)
No plano do custo, o designer deve trabalhar com economistas, no que se refere aos problemas do âmbito custo/sociedade, e com especialistas em economia de produção no que se refere aos problemas do âmbito custo/indústria. (REDIG, J., 2005, p.30).
A apresentação e descrição de um exemplo real de aplicação do fator em projetos de design ( marcas, produtos ou empresas ).
REDIG, Joaquim. Sobre desenho industrial (ou design) e desenho industrial no Brasil. Ed. fac-similar Porto Alegre: Ed. UniRitter, 2005.