Trabalho O que é o Contemporaneo
Componente Curricular: Epistemologia da Educação
Educando: Inês Kumiechick Mariani
O QUE É O CONTEMPORÂNEO?
Autor: Giorgio Agamben
O autor aborda pontos importantes para explicitar de quem e do que somos contemporâneos.
Começa discutindo e conceituando o que é ser contemporâneo. A primeira indicação trazida pelo autor é o ponto de vista de Nietzsche que situa sua exigência de atualidade e contemporaneidade numa desconexão e numa dissociação. Para ele, é verdadeiramente contemporâneo aquele que não coincide perfeitamente com este e nem está adequado as suas pretensões.
O autor chama atenção para que possamos perceber e apreender com o tempo.
Porém, enfatiza que o homem, não pode fugir de seu tempo, do tempo em que vive. Assim, a contemporaneidade é uma relação particular com o tempo, que adere a este, e, ao mesmo tempo, toma distancia numa dissociação e anacronismo.
Na poesia menciona a relação entre o poeta e o seu tempo, onde observa-se que o contemporâneo deve olhar nos olhos do seu século-fera e soldar com seu próprio sangue o dorso quebrado do seu tempo. Ser a fratura que impede o tempo de compor-se e, ao mesmo tempo o sangue que sutura esta quebra.
Agamben diz também que o poeta deve manter fixo seu olhar no tempo para perceber nele não as luzes, mas o escuro (p.62). A contemporaneidade está no tempo obscuro “(...) é justamente saber ver essa obscuridade que é capaz de escrever mergulhando a pena nas trevas do presente.” Para o autor, é necessário não se cegar nas luzes que provem da época presente para descobrir suas trevas, a obscuridade está nas sombras que não existe sem as luzes da atualidade.
O contemporâneo é aquele que percebe o escuro de seu tempo como algo que lhe concerne e não cessa de interpelá-lo. É aquele que recebe em seu rosto o facho de trevas que provem de seu tempo.
O autor salienta que, só pode ser contemporâneo aquele que percebe no mais moderno e recente os índices e as