Trabalho O Guarani
CUIABÁ
2014
Danielly Karoline Mendes Alves
Mateus Matos Bezerra
Gabriel Nunes Souza Jinkings
Luan Victor Miller
Introdução
O Guarani é mais um romance indianista de José de Alencar, onde a história se passa em torno de Cecília, uma jovem branca e Peri, um índio. O escritor cria situações onde ele ressalta a força, a coragem e a determinação a qual uma pessoa pode chegar pelo amor, independente da raça ou religião, a personagem usada para isto é o índio. Já Cecília é exemplo de que não são todos que discriminam ou desprezam pessoas só por terem cultura diferente, no início de seu convívio com Peri há certa estranheza e aversão da parte da jovem mas, o índio com sua sabedoria e ela com sua bondade acaba vendo no índio um amigo, alguém no qual ela pode confiar.
Alencar usa o amor como forma de aliança entre Peri e Ceci, no entanto, tenta também usá-lo como símbolo de unificação das raças sejam ela quais forem. No enredo se desenvolvem vários combates e tentados à vida de Cecília e sua família entretanto, há vários salvamentos feitos pelo índio na mesma proporção.
Algo de espetacular que o autor usa em sua obra é a linguagem, ele fala de acordo com o povo brasileiro o que facilita a compreensão de seus textos e torna a obra riquíssima no que se trata de literatura nacional.
José de Alencar consegue juntar as raças, unir corações e dissipar preconceitos por meio de suas obras bem escritas e riquíssimas em conteúdo histórico e cultural, ele nos mostra que não é preciso viajar o mundo para fazer um bom livro mas, sim basta olhar o mundo a nossa volta com dedicação e emoção.
Biografia do Autor
José de Alencar advogado, jornalista, político brasileiro, dramaturgo, orador, romancista e teatrólogo. Foi um dos maiores representantes da corrente literária indianista. É conhecido pelo romance "O Guarani" publicado no Diário do Rio de Janeiro, onde alcançou