Trabalho M A Escrito Vfinal
DO PONTO DE VISTA FINANCEIRO E JURÍDICO
Análise de Caso: Aquisição do Grupo Ometz (Wise Up) pela Abril Educações
Alexander Maia Antonina Buriti Diego Ignacio João Ramos Luciana Martins Mariana Pellon Roberto Aguiar
Fundação Getúlio Vargas
Fevereiro de 2015
1. INTRODUÇÃO
O atual cenário do mercado empresarial – tanto no Brasil quanto no mundo – demanda cada vez mais por um processo transparente e seguro na realização de investimentos e transações empresariais.
É neste contexto que a due diligence torna-se essencial para a realização de um bom negócio eis que se constitui na análise e avaliação detalhada de informações e documentos pertinentes a uma determinada sociedade e seus ativos, podendo assumir enfoque contábil-financeiro ou jurídico.
Faremos, portanto, uma “radiografia” do case Abril Educação/Wise Up para entendermos a operação de aquisição e se houve a geração de sinergia tornando-se vantajosa a operação de M&A concretizada em 2013.
Adquirente: Abril Educação
A Abril Educação é uma empresa do segmento de educação básica, criada em 2010 fruto de uma cisão do Grupo Abril através da separação em uma única empresa de duas editoras - Áticas e Scipione - e do Sistema de Ensino SER objetivando explorar e exponenciar um segmento que move cerca de R$ 36 bilhões por ano.
Vem, desde então, investindo constantemente em crescimento orgânico e realizando parcerias estratégicas. Nesse sentido, em julho de 2011, fez seu IPO tornando-se uma empresa de capital aberto com ações negociadas na BM&FBovespa.
A Abril Educação é, atualmente, a maior empresa do segmento de educação básica do Brasil e figuram em seu portfólio os sistemas de ensino SER, Anglo, pH, Maxi, Motivo, GEO, Farias Brito, a etb - Sistema de Ensino Técnico, o Anglo Vestibulares, a rede de escolas pH, o Colégio Motivo e o Centro Educacional Sigma, o modelo de ensino O Líder em Mim, a rede de escolas de inglês