Trabalho M todos Quantitativos e Processo Decisorio
O presente estudo visa demonstrar a efetividade e o impacto produzido pela comunicação visual e itens de merchandising na população fumante e frequentadora de casas noturnas de Porto Alegre, bem como a sua percepção e opinião sobre ações promocionais de divulgação e venda de cigarros nestes locais.
A comunicação visual e as peças de merchandising de determinada marca de cigarro, neste caso a empresa Souza Cruz, são expostas em diversos ambientes internos e externos de casas noturnas estrategicamente selecionadas, onde a empresa detém a exclusividade total para venda dos seus cigarros e divulgação da sua marca, através de contratos que envolvem pagamentos de quantias consideráveis e com duração média de 05 anos.
Entende-se por exclusividade total, os contratos celebrados com cláusulas específicas que restringem ao estabelecimento comercial, neste caso as casas noturnas, sobre a venda de qualquer outra marca de cigarro que não os fabricados pela Souza Cruz, durante a sua vigência.
POPULAÇÃO DE ESTUDO
A população-alvo desta pesquisa são homens e mulheres necessariamente fumantes, frequentadores de casas noturnas e obrigatoriamente maiores de 21 anos, visto que é a idade mínima permitida para acesso aos locais selecionados. Para tanto, serão escolhidas somente casas noturnas nível A e B, visto que são frequentadas por pessoas de classe média-alta, com hábitos de consumo refinados e faixa salarial adequadas ao perfil de clientes que a empresa Souza Cruz busca atingir nas campanhas de divulgação da sua marca. Esta pesquisa é amostral, pois demonstra somente parte da população de observada, considerando que algumas pessoas que se enquadram no perfil de interesse, não aceitam participar da entrevista e responder o questionário.
AMOSTRA
A amostra inicial para esta pesquisa, contou com 38 entrevistados sendo 23 Mulheres e 15