TRABALHO G C
1. Diferencie transferência de conhecimento por informação da transferência de conhecimento por tradição, relacionando-as com os conhecimentos tácito e explícito.
Transferência de conhecimento por informação, é aquela que transfere informações articuladas, é rápida, codificada, e de fácil distribuiçção em massa. É adepta da transmissão e reprodução de informações, em alta velocidade, de um computador para o outro. Podemos relacioná-la com o conhecimento Explícito. Porque conhecimento explícito é aquele formal, regrado, fácil de ser comunicado, que pode ser formalizado em textos, diagramas, desenhos. É o conhecimento confundido com a própria informação.
Transferência de conhecimento por tradição é o que transfere capacidades articuladas e não articuladas, é lenta, não codificada, e possui difícil distribuição em massa. É a forma mais lenta de transferencias de competencias, e a mais eficaz, por estar em contato com corpo e mente. Podemos relacioná-la com o conhecimento tácito. Porque o conhecimento tácito, é aquele que é dificil de ser formalizado ou explicado para outra pessoa, é o conhecimento adquirido ao longo da vida, transmitimos o conhecimento tácito através da convivência, das interações que fazemos com o grupo.
2. Cite três exemplos de transferência de conhecimento por tradição e três de transferência por informação?
Transferência de conhecimento por tradição: Jogos de empresas, modelos de simulação e aulas com exercício de fixação.
Transferência de conhecimento por informação: Palestras, Aula virtual e Apresentações audiovisuais.
3. Quais são as cinco disciplinas propostas por Senge (1999) para a construção de uma organização que aprende? Explique cada uma suscintamente:
Domínio Pessoal: É o conhecimento de si mesmo, que vai muito além das habilidades e da competência, apesar de se basear nelas.
Modelos Mentais: Os modelos mentais são ativos que moldam a forma de agir das pessoas, afetando fortemente o que se vê e se faz.
Visão