Trabalho e subjetividade
A palavra trabalho em si, possui diversificados significados, no sentido religioso como o exemplo da expulsão de Adão e Eva do paraíso, onde passariam a trabalhar como punição, para conseguir satisfazer suas necessidades básicas.
Sendo assim o trabalho expressa uma forma negativa fazendo jus ao seu significado originário do latim tripalium (instrumento feito de três paus aguçados que foi usado como meio de tortura dos escravos).
Existe um sentido positivo também, onde trabalho está associado à poiesis, que significa arte, poesia e prazer. Outra palavra é o labor que significa construção do ser VIEGAS (1989)
No entanto com a resolução industrial o sentido da palavra trabalho se modifica para repetição. Cada individuo tem a sua visão particular de trabalho, mas para entender essa particularidade é necessário ouvir qual sentido de trabalho em sua vida.
O trabalho [e de extrema importância para auxiliar na formação da identidade do individuo.
O que pode fazer o psicológico organizacional
Três vertentes são consideradas como marca da psicologia enquanto profissão e ciência no Brasil. A primeira esta na produção cientifica nas Faculdades de Medicina do Rio de Janeiro e Bahia, onde surgiram trabalhos na área de psicologia, em atendimento a psicopatas e em hospícios. A segunda foi em escolas buscando compreensão de fenômenos psicológicos presentes no meio educacional. O terceiro vem da seleção e orientação de ferroviários, com psicologia aplicada ao trabalho.
O desenvolvimento dessas três vertentes não tiveram total progresso após 1962. Segundo Gil a área de trabalho e educacional, não foram completadas no curso de formação do psicólogo, somente a área clinica era explorada.
Levantamentos mostram que existe uma concentração maior de profissionais na área clinica, sendo assim ha uma considerada tendência que essa área se torne desejada, mesmo por profissionais que atuam em outras áreas.