trabalho e sociabilidade
Em troca dos salários pagos, o produto produzido se torna a propriedade indiferenciada do empregador, salvo em casos especiais, como a aquisição de propriedade intelectual de patentes nos Estados Unidos, onde os direitos são atribuídos ao inventor original. Um trabalhador assalariado é uma pessoa cujo principal meio de renda está na venda do trabalho.
A modalidade assalariada nas modernas economias mistas representa forma dominante de organização do trabalho. Embora as atividades ocorram após a estrutura, os acordos salariais são confundidos com atribuições de classe, de modo que “trabalho assalariado” pode ser julgado apenas como mão de obra não qualificadas, semiqualificada ou manual.
Quem de fato gera mais valor é o trabalho. O salário do trabalhador é apenas o necessário para sua sobrevivência de acordo com o ambiente social onde vive. O valor que seu trabalho gera a mais (mais-valia), no processo de produção, é apropriado pelo capitalista. O único interesse de o capitalista investir na produção de mercadorias é justamente se apropriar desta mais-valia, fonte real do lucro.
TRABALHO COLETIVO
O grande salto para o capitalismo foi o surgimento de unidades produtivas reunindo muitos trabalhadores assalariados para produzir mercadorias sob o comando do capitalista. Antes o artesão era senhor de todo o processo de produção. Agora para sair um produto depende do trabalho associado de vários trabalhadores. É a completa alienação do trabalhador com a venda de sua força de trabalho. Já não mais produz para si, não é mais senhor do processo de produção, pois precisa de um