Trabalho e Serviço Social
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
SERVIÇO SOCIAL E SOCIEDADE
O TRABALHO EM SENTIDO ONTOLÓGICO PARA MARX E LUKÁSCS
MANAUS – AM
2013
ALUNAS
Claudia Bentes – 12339431
Julimara Carvalho – 12389056
Kamilla Benarrós - 12075159
Maria de Nazaré – 12216070
Taiany Jamily - 12287490
Este trabalho foi solicitado pela orientadora Deborah Cristina de Jesus Cavalcante para obtenção de nota parcial na referida disciplina – Trabalho e Serviço Social.
MANAUS – AM
2013
SERVIÇO SOCIAL E SOCIEDADE
O TRABALHO EM SENTIDO ONTOLÓGICO PARA MARX E LUKÁCS
SÍNTESE ÀS IDEIAS DO AUTOR
A concepção de ideologia elaborada por Lukács em ara a Ontologia do Ser Social subverte a nosso ver, o conceito de ideologia habitualmente presente em outras obras de tradição marxista, em dois aspectos essenciais. Em primeiro lugar, por identificar no trabalho a base ontológica da ideologia, demonstrando-lhe um sentido mais amplo que o conceito a ela atribuído.
Em segundo lugar, por fazer a distinção entre ideologia e falsa consciência, definindo-a como função na reprodução social, enquanto ato humano efetivamente existente e operante sobre os conflitos do cotidiano, que pode se expressar na forma de idéia ou mesmo de atividade prática. A reflexão lukacsiana nesta obra é inteiramente permeada pela noção da totalidade social como complexo de complexos e do trabalho como fundamento de toda atividade humano-social.
O trabalho, enquanto posição teleológica primária, aquela que articula a troca orgânica entre sociedade e natureza, é o momento predominante no salto ontológico entre o mundo natural e a constituição da vida especificamente humana. Pelo trabalho o homem cria um novo objeto e, ao mesmo tempo, se reconhece como sujeito frente ao objeto por ele criado, dando início ao próprio processo de exteriorização.
Neste sentido, não só cria um novo ser como cria a si mesmo como ente humano genérico. No contínuo movimento de