trabalho e lazer
Todos os corpos são fontes sonoras que, ao vibrarem, produzem, ondas que se propagam no meio material (solido, liquido, gasoso) situado entre elas e o nosso ouvido. Ao penetrarem no ouvido, estas ondas provocam vibrações que nos causam as sensações sonoras.
Uma lamina, colocada em vibração, provoca no ar compressões e rarefações sucessivas que se propagam neste meio, de maneira semelhante ao que acontece em uma mola quando ela vibra longitudinalmente. Quando uma molécula do ar, situada em P, é atingida por esta onda, ela vibra entre os pontos P1 e P2 , ela vira na mesma direção em que a onda se propaga. Logo, a onda emitida pela lamina em vibração é uma onda longitudinal.
O som é uma onda longitudinal, que se propaga em meio matéria (solido, liquido, gasoso), cuja frequência esta compreendida, entre, 20 hertz e 20000 hertz. Entretanto, ao contrário do que a luz, o som não se propaga no vácuo.
Uma onda longitudinal propagando-se em meio material com frequência inferior a 20 hertz é denominada infrassom, e se for superior a 20000 hertz, é denominada ultrassom. Sabe-se que alguns animais são capazes de perceber os ultrassons. Experiências recentes mostram que um cachorro, é capaz de perceber ultrassons com frequência até 50 hertz. Sabe-se também que os morcegos, mesmo no escuro, podem voar sem colidir com obstáculos, porque emitem ultrassons que são captados por seus ouvidos, após se refletirem nestes obstáculos, essas frequências podem chegar a 120000 hertz. Em um dispositivo chamado sonar, os ultrassons são utilizados para