Trabalho e emprego
Segundo o dicionário, trabalho significa: atividades realizadas por alguém para alcançar um determinado fim ou propósito.Os mecanismos mentais ou intelectuais utilizados na realização de alguma coisa.
O trabalho é mais antigo que o emprego, o trabalho existe desde o momento que o homem começou a transformar a natureza e o ambiente ao seu redor, desde o momento que o homem começa a fazer seus próprios utensílios e ferramentas. A necessidade de comer e de se abrigar, etc., era que determinava a necessidade de trabalhar, ou seja, necessidades de sobrevivência. É essencial para o funcionamento das sociedades, responsável pela produção de alimentos e outros produtos de consumo da sociedade, é uma tarefa que não confere ao trabalhador uma recompensa financeira.
Enquanto indivíduos nós conseguimos modificar a natureza, mas podemos também adapta-la de acordo com aquilo que necessitamos.
Quando lemos que “o trabalho humano é consciente e proproposital,...”, podemos entender que tudo que realizamos e empregamos algum tipo de energia é trabalho.
O “trabalho”, segundo a Constituição Federal, ainda é considerado como fundamento da ordemda ordem econômica e da ordem social, o que dignifica a expressão e revela sua importância, acima de todos outros conceitos relacionados que possam existir. A este respeito a manifestação abaixo citada:
[...] os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa: é através do trabalho que o homem garante sua subsistência e o crescimento do país, prevendo a Constituição, em diversas passagens, a liberdade, o respeito e a dignidade ao trabalhador (por exemplo: CF, arts. 5°, XIII; 6°; 7°; 8°, 194-204). Como
Salienta Paolo Barile, a garantia de proteção ao trabalho não engloba somente o trabalhador subordinado, mas também aquele autônomo e o