trabalho e educação
Marlova Giuliani Garcia*
Claudio José de Oliveira**
Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo trazer uma discussão baseada nos estudos realizados dos textos na disciplina de Educação, Política e cidadania no Brasil que visa discutir um breve histórico da influencia das políticas públicas educacionais na escola. Entender que os organismos internacionais interferem ditando características na organização do Sistema Educacional Brasileiro é compreender que a educação contribui como divulgadora da aceitação desse sistema, que era e ainda é laico, universal, gratuito, tecnicista e estritamente ligado à produção, privilegiando a uma parcela reduzida da sociedade. Portanto, já sabemos que a sociedade se estrutura conforme a lógica do mercado e a escola acompanha e reflete isso no seu processo de organização. Não podemos deixar de observar que nesse movimento não existe a possibilidade de sobrevivência de um projeto que propõe uma educação crítica, transformadora e humanitária. Para trazer mudanças que possam reorganizar e promover essa educação que idealizamos, precisamos construir um projeto político, pedagógico e coletivo na escola, para que possamos identificar qual a escola que queremos.
Palavras chave: políticas públicas, educação, trabalho pedagógico, escola, sociedade.
Políticas Públicas e Gestão: conceitos que permeiam o trabalho pedagógico na escola
Inicialmente, para falar da escola, das políticas públicas de educação e da gestão escolar faz-se necessário situarmo-nos historicamente no tempo e no espaço para compreendermos em que sociedade vivemos e em que contexto sociocultural e político essa escola está inserida.
Estamos no século XXI e sabemos que, desde o final do século XIX, a educação é importante para as sociedades industriais capitalistas. Para justificar essa afirmação, Pimenta (1985) destaca que “os alunos adquirem os