Trabalho e classe social
Centro de Ciências Exatas e Tecnologia - CCET
Departamento de Psicologia
Relações Humanas
Pof. Nilma Maria
Felipe Anderson Silva de Aquino
Trabalho de Relações Humanas
São Luís - Ma
2013
Resumo do Texto I
(Trabalho e Classe Social)
Como o capitalismo se divide em duas classes sociais, sendo uma das classes a que possui o capital por meio da produção e a outra pela venda do seu trabalho, ou seja, existem então as pessoas que pensam e dominam que são os proprietários de grandes empresas, e aqueles que precisam de um trabalho para poder se manter, pelo menos até o final de um mês.
Quando falamos da necessidade de produzirem seus meios de sobrevivência, estamos falando da necessidade de cooperação entre os homens para as diferentes formas de trabalho, e em todas as empresas é necessário que ocorra as relações sociais, para manter as relações de produção.
Devido a os motivos apontados, como a de geração de grande volume de capital para os grandes proprietários e a um meio de sustentação das pessoas que vendem o seu trabalho, através da sua energia, acontece que existe uma divisão de trabalho; o intelectual e o manual, cabendo a classe dominante o pensar.
O trabalho foi dado como significado no texto, as atividades realizadas pelos indivíduos, atividades estas produzidas pela sociedade, que decorre de uma necessidade sentida e objetivada em coisas, ou seja, a necessidade é motivada por uma sequência de comportamentos, dependendo das condições objetivas, visam um fim específico.
O homem ao transformar a natureza, acaba que por consequência se transformando, pois quando é lhe dado a função de produzir um objeto, transforma uma matéria, que se torna uma coisa, através de sua atividade. A principal característica do trabalho nas sociedades, é que se realiza utilizando instrumentos, pois o uso desses instrumentos, pressupõe a comunicação entre os homens, os instrumentos ligam as