Trabalho e alienação
REPRODUÇÃO SOCIAL:
Ao modificar a natureza e por consequência a se próprio e o meio em que vive, o homem passou a produzir mais que o necessário para a sua sobrevivência, e com isso surge uma nova realidade, onde nem todos os homens precisam trabalhar para garantir a sobrevivência, e é para gerir essa nova realidade que surge às classes sociais, que são formadas pela classe trabalhadora e a classe dominadora, que tem como objetivo regular essa nova realidade, sob forma de complexos sociais, que não se limitam apenas a gerir as condições de trabalho, mas refere-se ao modo como são produzidas e reproduzidas as relações sociais na sociedade de um modo geral.
FORÇAS PRODUTIVAS:
São todas as relações sociais que entram no processo de produção e reprodução material da sociedade, os meios de produção e as forças de trabalho.
TRABALHO ASSALARIADO:
É quando o homem aplica a sua força de trabalho para atender as necessidades de outra classe (burguesia), deixando de lado as suas necessidades em troca de salário.
ALIENAÇÃO:
Exploração do homem pelo próprio homem, que subjuga uma classe, e se apropria das riquezas por ela produzidas. É a construção social da desumanidade.
TRABALHO ALIENADO:
É quando o homem passa a produzir não mais para sua sobrevivência apenas, mas para desenvolvimento da riqueza da classe dominante, executando as ordens do capitalista por meio de