trabalho a ser enviado sobre a copa padrao ufrgs
A filosofia assim como a mitologia, foram criadas na Grécia antiga e sofreram alterações até os dias de hoje. Os grandes filósofos gregos usavam figuras da mitologia em seus pensamentos e de fato, esse pensamento “diferente” das suposições mitológicas começou por volta do século VI a.C. na cidade de Mileto, quando alguns homens passaram a perguntar-se sobre a origem do universo e a composição da matéria existente.
Nota-se que a interação “Mitologia” e “Filosofia” são intrínsecas, afinal a primeira originou a segunda. Um filosofa polêmico que fez duras críticas ao pensamento mitológico foi xenófanes, seu argumento ridicularizava a crença na transmigração da alma condenando a luxuria dos deuses e suas imortalidades. Defendia a sabedoria e os prazeres sociais sem excesso.
Tele aula 2 – razão – lógica
A lógica representa para a filosofia o que o laboratório representa para o cientista empírico: é o palco onde as ideias se testam e avaliam criticamente. Sem esta atitude crítica não há atitude filosófica. Logo, sem lógica não pode haver uma verdadeira atitude filosófica.Alguns filósofos não apresentam muitos argumentos. Manifestam apenas as suas ideias inspiradas e visões criativas do mundo. Mas o objetivo do estudo da filosofia não é aprender a repetir acriticamente essas ideias. O objetivo do estudo da filosofia é saber discutir essas ideias.
Tele aula 3 – valores – o que realmente importa?
Devemos procurar o valor da filosofia, de facto, em grande medida na sua própria incerteza. O homem sem rudimentos de filosofia caminha pela vida preso a preconceitos derivados do senso comum, das crenças costumeiras da sua época ou da sua nação, e das convicções que cresceram na sua mente sem a cooperação ou o consentimento da sua razão deliberativa. Para tal homem, o mundo tende a tornar-se definido, finito, óbvio;
Tele aula 4 – conceito de certo e errado –