TRABALHO Zumbi X Henrique Dias
As imagens abaixo fazem referências a dois importantes personagens de nossa História, considerados – cada um à sua maneira – “heróis nacionais” pelo Estado e pela historiografia oficial do país.
À esquerda, vemos a representação de um capitão-do-mato negro, capturando um escravo fugitivo; tal figura poderia ser usada para representar o famoso soldado Henrique Dias (como vimos em sala de aula, Henrique Dias trabalhou, em certo momento de sua vida, como captor de escravos fugitivos). Dias foi um dos principais combatentes na luta contra os holandeses, em meados do século XVII. Graças a essa luta, o nordeste permaneceu sob domínio da Coroa Portuguesa, sendo parte do Brasil atual.
Já a figura da direita mostra uma estátua de outro personagem nascido no Brasil do século XVII: Zumbi de Palmares. Como vimos em sala de aula, Zumbi não recebeu, em vida, as mesmas honras que foram dadas à Henrique Dias. Mesmo transcorridos séculos de sua morte, continuou desprezado pela “memória oficial” do país, embora permanecesse vivo na memória popular. Só muito mais recentemente, Zumbi finalmente passou a ser oficialmente considerado um dos nossos “heróis nacionais”.
Sabemos que a História não se faz somente com indivíduos singulares. Na verdade, existem motivos políticos e sociais específicos, que levam algumas pessoas a serem consideradas oficialmente como “heróis nacionais”, e outras não. Henrique Dias e Zumbi de Palmares viveram a mesma época, mas exerceram papeis muitos distintos na sociedade em que estavam inseridos. Dias recebeu glórias oficiais ainda em vida; Zumbi só muito mais tarde, séculos depois de sua morte.
Façam uma redação comparando esses dois personagens. Expliquem qual a relação deles com a escravidão, e expliquem por que, apesar de suas diferenças, ambos foram considerados (em épocas diferentes) “heróis nacionais” da História oficial do Brasil.