TRABALHO ZARA ADM MERC
Tijucas, 29 de Abril de 2015.
Academicos: Beatriz Bonfim Charlene Martins Cristina Crispim Fabiano Hoffmann Leandra Camargo
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA II
ATIVIDADE M2
ESTRATÉGIAS E FORÇA DE VENDAS
Considerando o ranking das 100 mais valiosas do mundo, desenvolver relatório.
1. A empresa
Criação: 1975 – Nacionalidade: Espanha.
A primeira loja Zara foi inaugurada em meados dos anos 70, pelo espanhol Armâncio Ortega Ganoa, na cidade de La Coruña, Espanha. A Zara abriu o mundo da alta-costura às classes sociais menos favorecidas.
No final de 1988 a empresa inaugura a sua primeira loja em Portugal, em 1989 é a vez de Nova York, Paris em 1990, México em 1992, Grécia em 1993, Bélgica e Suécia em 1994, Alemanha, Holanda e Brasil em 1999, e em 2002 foi a vez de Milão.
A história começou quando o empreendedor espanhol Armâncio Ortega Ganoa largou os estudos aos 14 anos para começar a trabalhar como garoto de recados da camisaria La Gala, que na época era responsável por vestir a elite da cidade de La Coruña. Treze anos mais tarde, Ganoa arriscou seu primeiro passo como empresário na área têxtil, trabalhando com a própria família dentro de um galpão com pouca iluminação, confeccionando roupões de banho e roupas íntimas femininas. Em uma década ele construiu várias fábricas pela Espanha e exportava suas roupas para vários países europeus. Em meados da década de 70, juntamente com sua mulher, Rosalía Mera Goyenechea, ele resolveu ingressar no mercado de varejo, inaugurando a primeira loja ZARA, um modesto estabelecimento que vendia roupas femininas a preços acessíveis. Em 15 de maio de 1975, na cidade de La Coruña, localizada na província de Galícia, ao norte da Espanha. O nome escolhido inicialmente para o novo negócio seria Zorba, mas este já estava registrado, e ZARA foi adotado como segunda opção.
Lojas modernas, espaçosas e muito bem iluminadas. Roupas femininas, masculinas e infantis, que acompanham a