Trabalho WEG
Professor: Flavio Celso Muller Martins
Como seria possível afirmar que esses investimentos na China significam uma mudança de estratégia passando a atingir também negocio B2C?
A Weg possui como característica de mercado a Business-to-business (B2B), que TAKAHASHI (2000) descreve como transações entre empresas.
Conseguimos identificar através dos textos apresentados, que a Weg possui um planejamento estratégico definido, pela trajetória de conquistas, crescimento e desenvolvimento financeiro, onde em 1990 decide pela abertura de filiais pelo mundo, diminuindo a dependência dos distribuidores com uma venda direta, o que demostra um mercado definido, e um público consumidor alvo.
Uma estratégia, para Rodrigues e Fernandes (2011), para ser implementada com sucesso, implica revisar os processos de negócios, ou introduzir novas formas de executar as operações da empresa. Esses e novos processos, por sua vez, requerem dados ou informações para que possam ser executados, acompanhados e avaliados, de forma a verificar se a estratégia planejada está funcionando e trazendo os resultados esperados.
Após foi analisado os desafios para atingir o mercado global, mas com uma visão definida: a da melhora continua. Seus valores foram descritos como consistência, talento, inovação e divulgação. Com a missão de olhar para frente e bem longe, não cair na rotina, buscando a reinvenção e enfatizando a importância da equipe.
Com analise continua do processo de trabalho, focando o cliente (empresas e industrias), a Weg monta duas frentes de trabalho uma interna, para montar sua estrutura e desenvolver o pessoal técnico para direcionar para o mercado e externo, com uma rede de representantes e distribuidoras com venda, logística e serviços, chegando ao conceito de inteligência competitiva.
Aplica-se o conceito de inteligência competitiva, segundo Rodrigues e Fernandes (2011), para o monitoramento de informações externas do ambiente operacional da empresa com vistas à