Trabalho vt leonardo boff
Segundo Leonardo Boff a ética da sociedade dominante hoje é utilitarista e antropocêntrica. Considera que o conjunto dos seres está a serviço do ser humano, que pode dispor deles como quiser, atendendo a seus desejos e preferências. Acredita que o ser humano é a coroa do processo evolutivo e o centro do universo, o que notoriamente representa uma arrogância, além de uma ilusão. Somos um elo da cadeia dos seres, embora com a singularidade de sermos seres éticos. Ético, seria então desenvolver um sentido do limite dos desejos humanos porquanto estes levam facilmente a procurar vantagens individuais e grupais a custa da exploração de classes da subjugação de povos e da opressão de sexos. O ser humano é também, e principalmente, um ser de cooperação, de cuidado, de comunicação e de responsabilidade. Então, ético seria também potenciar a solidariedade generacional no sentido de respeitar o futuro daqueles que ainda não nasceram. Ético seria reconhecer o caráter de autonomia relativa dos seres e, por isso, respeitá-lo como valores em si mesmo; eles também têm direito de continuar a existir e a coexistir conosco e com outros seres, já que existiram antes de nós e por milhões de anos sem nós.
2- Disserte resumidamente sobre a carta da terra (origem, conteúdos, proposta e importância política).
Origem
A discussão sobre a carta da terra teve início em 1987, com a comissão mundial para o meio ambiente (comissão Bruntland), na ocasião, foi sugerida uma carta da terra que regulasse o meio ambiente e o desenvolvimento.
Em 1992, durante a reunião da cúpula da terra, realizada no rio de janeiro, novamente propuseram uma carta da terra, que deveria funcionar como o “cimento” ético para conferir coerência e unidade a todos os projetos dessa importante reunião, especialmente a agenda 21. Não houve, no entanto consenso entre os governos.
Somente em 1995, com a união de duas ONGs; a saber: o conselho da terra e a cruz verde