Trabalho Versao Final
Campus Congonhas
Automação Industrial
Trabalho apresentado ao Prof. Thales., da disciplina de Automação Industrial, pelos alunos do curso integrado de mecânica, Higor José, João Paulo, Kênia Késsia, Luan Gabriel, Lucas Andrade e Otávio Martins, como parte das exigências da disciplina.
Minas Gerais Congonhas, 15 de Maio de 2015.
Objetivos
O objetivo do trabalho que se segue é apresentar, tendo como veículo, textos e imagens coerentes e claras, a definição minuciosa de instrumentação e automação, além da classificação dos instrumentos, enquanto registrador, indicador, por sinal pneumático e quanto a sua montagem (montados em campo, em salas de controle, centralizados ou distribuídos). De maneira cuidadosa, também é de intenção do grupo a exposição de um estudo de caso detalhado a respeito de um sensor de vazão específico, apresentando sua classificação e sua aplicação.
Tópicos Orientados
O que é instrumentação e o que é automação Embora tanto a automação quanto a instrumentação sejam áreas que se relacionam diretamente com a evolução de mecanismos e o aperfeiçoamento de processos, elas não devem ser confundidas ou apresentadas como sendo a mesma coisa, uma vez que em suas minuciosidades representam áreas diferentes.
Automação
Em se tratando da automação, esta pode ser definida como um sistema cujo principal objetivo é fazer com que os mecanismos verifiquem seu próprio funcionamento com a mínima intervenção humana, aperfeiçoando processos e reduzindo custos, ao mesmo tempo em que trabalha com desenvolvimento de softwares, sistemas digitais e com a programação de diversas máquinas e equipamentos. Além disso, a automação atua diretamente na manutenção e age, de maneira geral, em setores industriais, como o petroquímico, por exemplo.
Há três subdivisões na área de automação, sendo elas:
Automação residencial
Técnicas