trabalho vegetação
Os três principais tipos de projeção são:
Cilíndricas: consistem na projeção dos paralelos e meridianos sobre um cilindro envolvente, que é posteriormente desenvolvido (planificado). Uma das projeções cilíndricas mais utilizadas é a de Mercator, com uma visão do planeta centrada na Europa.
Cônicas: é a projeção do globo terrestre sobre um cone, que posteriormente é planificado. São mais usadas para representar as latitudes médias, pois apenas as áreas próximas ao Equador aparecem retas.
Azimutais: é a projeção da superfície terrestre sobre um plano a partir de um determinado ponto (ponto de vista). Também chamadas planas ou zenitais, essas projeções deformam áreas distantes desse ponto de vista central. São bastante usadas para representar as áreas polares.
Cartas e Mapas
Mapa e carta: o mapa está associado ás representações de áreas maiores e fatos mais abrangentes, enquanto a carta está vinculada aos mapeamentos mais detalhados.
Mapas temáticos: correspondem ás representações de diversos aspectos ou temas do espaço geográfico, podendo ser cartografados nas mais diferentes escalas, em função do seu objetivo. Tipos de mapas temáticos: as preocupações com a visualização e a comunicação das informações nos mapas continuam sendo objeto de estudo de diversos pesquisadores que têm procurado as melhores formas de comunicar a informação cartográfica.
Sensoriamento remoto: è a técnica para obter informações sobre a superfície terrestre, por meio de dados coletados por instrumentos que não estejam em contato físico com os objetivos estudados.
Fotogrametria: é a ciência que trata da obtenção de mediçõs fidedignas de imagens fotográficas para a elaboração de cartas topográficas e que congrega diversos processos e métodos matemáticos e físicos, a partir de fotografias, imagens aéreas ou orbitais, utilizando instrumentos ópticos-mecânicos sofisticados.
Gps: Gps serve para se localizar sobre a Terra.