Trabalho Vaz O
1. OBJETIVO 2
2. INTRODUÇÃO 3
3. CONCEITOS DE VAZÃO 4
3.1. Conceitos físicos para medição de vazão 4
4. TIPOS DE VAZÃO 6
4.1. Vazão Ideal ou Real 6
4.2. Vazão Laminar ou Turbulenta 7
4.3. Vazão Estável e Instável 8
4.4. Vazão Uniforme e Não-uniforme 8
5. DISTÚRBIOS NA MEDIÇÃO 9
5.1. Cavitação 9
5.2. Vazão Pulsante 10
5.3. Tubulação e Acessórios 10
5.4. Golpe de Ariete 11
6. MEDIDORES DE VAZÃO 12
6.1. Sistema de Medição 12
6.2. Tipos de Medidores de Vazão 12
1. OBJETIVO
Este trabalho tem por objetivo esclarecer e exemplificar os conceitos e a história da medição de vazão, sua importância na automação e controle de processos, peculiaridades e características, aliados aos avanços tecnológicos nos transmissores de vazão.
1.
2. INTRODUÇÃO
A medição da vazão é essencial a todas as fases da manipulação dos fluidos, incluindo a produção, o processamento, a distribuição dos produtos e das utilidades. Ela está associada com o balanço do processo e estádiretamente ligada aos aspectos de compra e venda dos produtos. É a terceira grandeza mais medida nos processos industriais. As aplicações são muitas, indo desde aplicações simples como a medição de vazão de água em estações de tratamento e residências, até medição de gases industriais e combustíveis, passando por medições mais complexas.
A medição de vazão de fluidos sempre esteve presente em nosso dia-a-dia.Por exemplo. o hidrômetro de uma residência, o marcador de uma bomba de combustível nos veículos, etc. Mas o desenvolvimento de dispositivos práticos só foi possível com o surgimento da era industrial e o trabalho de pesquisadores como Bernoulli, Pitot e outros.
Vejamos inicialmente alguns conceitos para entendermos melhor a medição de vazão.
3. CONCEITOS DE VAZÃO
Quando se toma um ponto de referência, a vazão é a quantidade do produto ou da utilidade, expressa em massa ou em volume, que passa por ele, na unidade de tempo. A unidade de vazão é a unidade de volume por unidade de