Trabalho Val 20142
2242 palavras
9 páginas
SUMÁRIO1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 As formas de planejamento ...................................................................................6
3 CONCLUSÃO...........................................................................................................9
4 REFERÊNCIAS.......................................................................................................10
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo analisar as características das políticas sociais brasileiras no período de 1960 a 1980 e após fazer uma breve analise compreendendo nestes períodos da história do serviço social as posturas do serviço social frente às políticas sociais naquele período, a trajetória histórica brasileira, faces do período de 1960 a 1980 sob o enfoque das políticas sociais e do desenvolvimento do serviço. Desta forma o objetivo deste trabalho será abordar e trazer uma explanação sobre alguns enfoques que marcaram a trajetória do serviço social e entender de que forma pode-se compreender o comportamento do grupo no período de 1960 a 1980.
As políticas sociais no Brasil estão relacionadas diretamente às condições vivenciadas pelo País em níveis econômico, político e social. São vistas como mecanismos de manutenção da força de trabalho, em alguns momentos, em outros como conquistas dos trabalhadores, ou como doação das elites dominantes, e ainda como instrumento de garantia do aumento da riqueza ou dos direitos do cidadão.
As políticas sociais no Brasil tiveram, nos anos 80, formulações mais impactantes na vida dos trabalhadores e ganharam mais impulso, após o processo de transição política desenvolvido em uma conjuntura de agravamento das questões sociais e escassez de recursos. Não obstante, as políticas sociais brasileiras sempre tiveram um caráter assistencialista, paternalista e clientelista, com o qual o Estado, por meio de medidas paliativas e fragmentadas,