Trabalho V1 4 Resumos
Curso: Direito
Disciplina: Linguagem e Argumentação Jurídica
Turma: M1
Nome: Isadora de Oliveira Pereira
Professora: Eli Falanque
Data: 16/03/15
O Ato de Ler
Não basta ser alfabetizado para fazer da leitura um ato de “crítica”, o qual envolve constatação, reflexão e transformação de significados. A leitura não pode ser encarada como uma simples decodificação de signos ou uma atividade mecânica que determina uma postura passiva diante do texto. Uma compreensão crítica do ato de ler leva à “tradução” dos significados das palavras e até ao desenvolvimento do que se oculta “por trás” delas. A decodificação permite a intelecção, ou seja, o significado do que foi lido. Em seguida, faz-se a interpretação, a qual muitas vezes extrapola a letra do texto, pois se baseia nas relações entre texto e contexto.
A Técnica de Sublinhar
A técnica de sublinhar é de grande utilidade para a intelecção e interpretação do texto, facilitando o trabalho de resumir, esquematizar ou fichar. Pode-se afirmar que, sem compreensão e interpretação do texto, torna-se impossível empregar essas técnicas. Tal técnica serve para assimilar melhor o texto, memorizar, preparar uma revisão rápida do assunto, aplicar em citações etc. Não existem capítulos ou parágrafos que contenham unicamente ideias mestras. A ideia mestra aparece acompanhada de outras ideias secundárias, expressas através de argumentos, exemplos, analogias que têm finalidade de esclarecer ou justificar a ideia principal. O indispensável é sublinhar apenas o estritamente necessário, evitando o acúmulo de anotações que, além de causar mau aspecto, ao invés de facilitar o trabalho do leitor, gera confusão. É muito útil, no final do trabalho, fazer uma leitura comparando-se o texto original com o texto sublinhado.
Como Redigir Resumos
Resumir significa condensar um texto mantendo suas ideias principais. O resumo pode ser feito de três formas, indicativo/descritivo, informativo/analítico ou crítico. Na