trabalho unip
O papel do professor é o de sujeito que organiza as propostas de ensino-aprendizagem para efetivar a mediação entre a criança e o conhecimento. A mediação do professor deverá ser planejada levando em consideração o que a criança já conhece sua cultura e o ambiente em que vive e, por isso necessita de ampla visão de mundo e de um profundo conhecimento da realidade brasileira dos problemas educacionais, dos diferentes aspectos que fundamentam a educação como um todo e, em particular do processo ensino-aprendizagem.
Dentro deste trecho qualificamos a educação como principal introdução a encorajar a criança a se relacionar com o mundo, introduzindo a noção de aprendizagem como uma capacidade inerente a toda e qualquer criança, independentemente de gênero, classe, contexto familiar, fatores socioculturais ou de qualquer outra natureza. O ato de aprender é algo inseparável do ser humano. Abordamos a socialização como todas as formas de aprendizado em sociedade, sendo a mesma uma forma de educação, mas que vai além dela.
Mostramos as crianças que o modo como interagimos conforme, seguramente que de nossa conduta pessoal podemos esperar um ou outro tipo de resposta. Se nos dirigimos com bons modos a alguém, esperamos ter o mesmo tipo de tratamento, ao passo que ao sermos agressivos, podemos esperar também uma reação agressiva. Assim trabalhamos com a criança a socialização.
Trabalhamos a socialização em cima da cultura, comportamento e capacidades de cada criança. Desenvolvendo assim, a aprendizagem, esta que diz respeito às mudanças permanentes de comportamento provocadas pela experiência, cujo principal objeto é a aquisição de alguma habilidade ou competência.
Em si tratando de termos sensoriais, a aprendizagem envolve a diferença de sensações e de percepções, por meio da observação, identificação, discriminação ou reconhecimentos, assim, como a assimilação, a diferenciação, a generalização e a sistematização de programas motores