Trabalho unip
É difícil aquilatar em sua justa medida o valor de Aristóteles. A influência intelectual por ele até hoje exercida sobre o pensamento humano e à qual se não pode comparar a de nenhum outro pensador dá-nos, porém, uma idéia da envergadura de seu gênio excepcional. Criador da lógica, autor do primeiro tratado de psicologia científica, primeiro escritor da história da filosofia, patriarca das ciências naturais, metafísico, moralista, político, ele é o verdadeiro fundador da ciência moderna e "ainda hoje está presente com sua linguagem científica não somente às nossas cogitações, senão também à expressão dos sentimentos e das idéias na vida comum e habitual".
Nem por isso podemos deixar de apontar as lacunas do seu sistema. Sua moral, sem obrigação nem sanção, é defeituosa e mais gravemente defeituosa ainda que a teodicéia, sobretudo na parte que trata das relações de Deus com o mundo. O dualismo primitivo e irredutível entre Deus, ato puro, e a matéria, princípio potencial, é, na própria teoria aristotélica, uma verdadeira contradição e deixa subsistir, como enigma insolúvel e inexplicável, a existência dos seres fora de Deus.
Opiniões
Luis Felipe:
Aristóteles é um dos filosofos gregos mais influentes, e contribuiu um dos principais fundamentos da filosofia ocidental. Ele contribuiu fundamentalmente em diversas áreas do conhecimento humano, destacando-se: ética, política, física, lógica, psicologia e história natural.
Por ter estudado uma grande variedade de assuntos, e por ter sido também um discípulo que em muitos sentidos ultrapassou o mestre, Platão, é conhecido como “o Filósofo”.
Diego
Aristóteles era uma pessoa muito dificil de julgar o seu valor pela sua influência intelectual.
Um incomparável filosofo grego, muito inteligente, culto, estudioso e de muita pesquisa, mas isolado da vida social.
Pedro
Aristóteles foi um grande pensador que influenciou o mundo com seus estudos, pois foi fundamental para o desenvolvimento