Trabalho UNIP: O Nome da Rosa
O pensamento humanista era tratado com sátiras, considerado pecado, algo anticristão, onde quem pensava de tal maneira era repudiado ou até mesmo era morto, pois a igreja católica era monopolista e perseguia os que tentavam se impor aos seus costumes, com métodos inquisitoriais e ameaças. E ainda ensinavam o povo que para se salvar deviam dar a igreja.
02- O que explicava a ciência retratada no filme?
A ciência explicava a real causa da morte de alguns monges, estudando e analisando os assassinatos ocorridos, porém os que tentavam utilizar deste método eram repudiados e até ameaçados, pois todos viam, num primeiro momento, como se as mortes fossem algo sobrenatural, mas que ao longo da história mostra que é apenas algo humano.
03- Indique no filme elementos que demonstrem a intervenção da igreja nos conhecimentos científicos.
A Igreja católica ocultava o conhecimento científico, pois considerava perigoso, já que as pessoas iriam questionar os costumes que eram impostos.
Os livros eram todos copiados a mão pelos monges, e não havia circulação desses livros, pois ficavam todos no monastério. Ainda assim muitos dos livros estavam escondidos no alto de uma torre, extremamente secreto, para que ninguém tivesse acesso, tanto que as mortes eram ocorriam por causa um livro que falava sobre o humor, que era algo considerado tolice e perigoso para a fé.
04- Quais as duas verdades em disputa no filme?
Frei Guilherme era racional quanto à ciência e as técnicas que ele usava para desvendar os mistérios, com uma visão de que era possível usar deste conhecimento para o bem e para expandir o conhecimento das pessoas. Entretanto os monges não pensavam assim, pois eles tinham medo de que o povo tivesse tal conhecimento, no qual era ocultado pela Igreja Católica, e para eles o mundo estava fadado à perdição, e estava completamente perdido, dominado pelo mal.