Trabalho Umbelina
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho busca analisar a responsabilidade social das organizações, com enfoque na responsabilidade socioambiental, frente à sociedade atual. As conseqüências para as organizações e para os administradores que não trabalham em parceria com a sociedade. O papel do administrador na nova sociedade que tem como escopo a proteção ambiental em detrimento de determinadas ações. A busca por um desenvolvimento econômico sem prejudicar o meio ambiente como um todo. A busca por energias não poluentes e a obrigação de reparar um dano causado ao meio ambiente. O estudo em tela busca integrar as teorias administrativas no desenvolvimento dos projetos sociais das organizações, de maneira a solucionar eventuais conflitos e problemas organizacionais.
2 DESENVOLVIMENTO
A responsabilidade socioambiental é desenvolvida através de várias ações promovidas pelas empresas em prol do desenvolvimento social, econômico e ambiental de uma determinada sociedade ou de um determinado país. Segundo GARNIER,
Os principais agentes do desenvolvimento econômico de um país são as empresas, onde seus avanços tecnológicos e a grande capacidade de geração de recursos fazem com que cada vez mais precisem de ações cooperativas e integradas onde possam desenvolver processos que tem por objetivo a Gestão Ambiental e a Responsabilidade Social. Vivemos na atualidade com uma série de problemas ambientais que nos leva a pensar quando ou como poderemos resolvê-los. Podemos citar a questão da água doce que é utilizada pela grande maioria das pessoas, sem a devida conscientização, o aquecimento global que causa o efeito estufa destruindo a camada de ozônio, as queimadas freqüentes que destroem o ecossistema e as várias espécies de animais, outro grande problema enfrentado pelas grandes sociedades é o lixo. Como armazená-lo? Como reduzi-lo?