Trabalho transformadores
É uma chave especial capaz de interromper um circuito com qualquer valor de carga, inclusive com curto-circuito. O desligamento do disjuntor pode ser provocado “voluntariamente” pelo operador, através de um comando manual, ou por comando dos relés de proteção.
Espécies de Disjuntores:
Disjuntores a Óleo: O meio isolante e de extinção do arco elétrico dos disjuntores é o óleo mineral isolante. Os disjuntores a óleo dividem-se em: disjuntores a grande volume de óleo GVO e disjuntores a pequeno volume de óleo PVO. Segundo a norma NBR 5459/1987, item 3.98.3, disjuntor a grande volume de óleo é um disjuntor cujos contatos principais operam imersos em óleo, em quantidade suficiente para isolação entre as partes vivas e a terra. O mesmo item desta norma, define disjuntor a pequeno volume de óleo como: disjuntor cujos contatos principais operam imersos em óleo, que serve essencialmente para a extinção do arco e não para a isolação entre as partes vivas e a terra.
Disjuntores a grande volume de óleo – GVO:
São disjuntores que possuem uma alta capacidade de interrupção. O volume de óleo pode variar entre 200 e 20.000 litros, conforme a tensão nominal e a sua capacidade de interrupção. Disjuntores GVO de alta tensão possuem unidades individuais por fase, conectadas mecanicamente pelo mecanismo de operação de abertura e fechamento. Cada fase é constituída por um tanque contendo duas buchas externas com a função de isolar a parte metálica do potencial, duas câmaras de extinção conectadas na parte inferior das buchas, os contatos móveis que fazem a ligação elétrica entre as câmaras, o mecanismo de acionamento dos contatos móveis, e quando necessário, transformadores de corrente conectados na parte inferior das buchas. Câmara de extinção do disjuntor: Compartimento que envolve os contatos do circuito principal de um disjuntor, capaz de resistir às solicitações devidas ao arco, e destinado a