Trabalho Toção
CENTRO DE ENGENHARIAS
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Resistência dos Materiais
Torção
Micael Martins
Samantha Buttow Barrientos
Professor Marivan
Pelotas,
Novembro de 2014.
Definição
Um conjugado que tende a torcer uma peça fazendo-a girar sobre o seu próprio eixo é denominado “momento de torção”, momento torcer ou torque. O caso mais comum de torção ocorre em eixos de transmissão. Torção se refere ao giro de uma barra quando carregada por momentos cujo vetor seja axial ao eixo longitudinal dessa barra (torques - T), ou seja, ocorre a rotação das seções sobre esse eixo.
A torção é diferente da compressão, da tração e do cisalhamento porque nestes casos o esforço é aplicado no sentido longitudinal ou transversal, e na torção o esforço é aplicado no sentido de rotação.
Esta ação de torcer é resistida pelo material, através de forças internas de cisalhamento, desta forma o corpo está submetido a uma solicitação de Torção. A condição de equilíbrio exige que a peça produza um momento interno igual e oposto ao aplicado externamente.
Exemplos de barras em torção: Hastes, eixos, eixos propulsores, hastes de direção, brocas de furadeiras eixos cardãs.
Se o eixo estiver preso em uma extremidade e for aplicado um torque na outra extremidade, o plano sombreado da figura 2 se distorcerá e assumirá uma forma oblíqua como mostrado. Nesse caso, uma linha radial localizada na seção transversal a uma distância x da extremidade fixa do eixo girará por meio de um ângulo φ(x). O ângulo φ(x), assim definido, é denominado ângulo de torção. Ele depende da posição x e varia ao longo do eixo como mostrado.
A partir do momento torçor e do ângulo de torção pode-se elaborar um gráfico semelhante ao obtido no ensaio de tração, que permite analisar as seguintes propriedades: Estas propriedades são determinadas do mesmo modo que no ensaio de tração e têm a mesma importância, só que são relativas a esforços de