TRABALHO TOYOTA
Para o autor o contexto da organização é o principal determinante do desempenho, tornando-se mais importante até do que a própria estratégia da empresa. Paraele, as dimensões-chave das organizações conceituam-se em três esferas: conhecimento, e como é gerido; poder, como é exercido e por fim a energia das pessoas, e como é aproveitada.
Sendo assim, o sucesso passa a ser uma questão de criar uma cultura que traga à tona o melhor que as pessoas têm a oferecer, diferenciando assim a empresa da concorrência.
Esses experimentos servem para ampliar radicalmente as fronteiras do gerenciamento, e foram assim mencionados:
1. Torne tudo mais visível: Ou seja, desapegar do trabalho individual e confiar e desenvolver o coletivo. Com isso, estimula-se o aprendizado como um todo resultando assim em um aumento do capital social. Além de tudo, isto irá possibilitar a descoberta de novos talentos na empresa, através do potencial que apresentam e não apenas o seu currículo.
2. Mude o centro do negócio: Ouvir as novas informações que surgem e a substituir pela burocracia já instaurada, que por muitas vezes já se tornou ultrapassada. Muitos gestores possuem a tendência natural de ficar preso a primeiras versões de um projeto, pois acreditam que esta formulação irá funcionar para a vida toda. Recomendam-se ilhas de empreendedorismo que subvertam a ortodoxia e promovam o experimento de novos projetos.
3. Crie opções: Este ponto é de grande importância para uma boa gestão, pois nos remete a ideia de que o gestor deve ouvir a um número de pessoas maior na criação e implementação de estratégias competitivas. Sendo que, geralmente, estas pessoas são as que executam diariamente estas tarefas, e através disto já conhecem minunciosamente tal processo. Através desta forma, a empresa irá expandir suas tomadas de decisões e