Trabalho torno
O processo de usinagem consiste em um processo de fabricação com remoção de material. Muitas vezes o processo de usinagem não pode ser substituído por nenhum outro, por ser um processo de alta precisão para uma grande gama de geometrias, com bom acabamento superficial sem modificação nas propriedades do material. Uma definição bastante ampla do termo “usinagem” foi apresentada por Ferraresi, que diz que “como operações de usinagem entendemos aquelas que, ao conferir à peça a forma, ou as dimensões ou o acabamento, ou qualquer combinação destes três itens, produzem cavaco”. |*1|
O Torno foi provavelmente uma das primeiras tecnologias desenvolvidas para a produção em grande escala. Com ele (na antiguidade) uma pessoa poderia sem maiores dificuldades, produzir recipientes para toda uma comunidade.
Chamado de Máquina Ferramenta Fundamental, foi a partir dele que se originaram todas as demais ferramentas, o Torno pode executar maior número de operações que qualquer outra máquina ferramenta.
2. TORNO
Torno é uma máquina operatriz bastante utilizada no setor metalúrgico para usinar peças de metal bruto, madeira ou materiais compostos, utilizando ferramentas de corte móveis. Essencial para a produção de componentes mecânicos.
2.1. CARACTERISTICAS Os tonos mecânicos são definidos por certas características que servem para orientar os operadores quanto à sua capacidade para os diferentes trabalhos. As características principais observadas nos tornos mecânicos são as seguintes:
A = Comprimento entre Pontas
B = Altura da Ponta
D = Altura da Cava
Comprimento entre pontas – é a distância máxima “A” entre ponta do cabeçote fixo e a ponta do cabeçote móvel, todo recuado.
Altura da ponta em relação ao barramento – altura da ponta é a distância “B” do centro das pontas à face superior do barramento.
Altura da ponta em relação ao fundo da cava – é a distância “D” do centro da ponta ao fundo da cava.
Altura