trabalho tica nos Neg cios individual
1 introdução 3
2 CÓDIGO DE ÉTICA DO CONTADOR 4
2.1 IREGULARIDADES REALIZADAS PELO CONTADOR DA SCHINCARIOL 4
2.2 COMPORTAMENTO DO CONTADOR, DIANTE DAS FRAUDES REALIZADAS 4
2.3 pENALIDADES QUE O CONTADOR PODERÁ SOFRER 4
3 cOMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 5
4 Situação econômica da organização 6
5 A expansão da empresa e o papel da contabilidade 7
6 aspectos éticos desconsiderados nas estretégias 8
7 CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10
1 introdução
O cenário acelerado de mudanças, bem como a alta competitividade no mercado impõe às empresas novos desafios e demandas. Produtividade, lucratividade e compromisso social são exigências rotineiras como requisitos básicos para a sobrevivência das organizações. Nesse contexto, tem crescido nos últimos anos a percepção sob a perda de ética em negociações comerciais. A gestão da ética nos negócios e das relações de trabalho é um dos pilares de sustentação das empresas. As instituições que pretendem ter vida longa necessitam estabelecer relações éticas com todos os seus públicos.
A grande necessidade de conquistar a preferência do cliente faz com que alguns vendedores transgridam a ética distorcendo fatos e omitindo informações relevantes. Enfrentar uma concorrência acirrada leva alguns vendedores a exagerar nas vantagens da sua oferta. Isso também pode ser antiético se a crença nesses exageros resultar em prejuízo para o cliente.
A competitividade traz melhorias contínuas, mas o excesso bem como a grande cobrança na área comercial pode influenciar na prática de ações desleais perante alguma parte do sistema. O grande desafio dos Gestores é saber dosar até que ponto se pode chegar numa negociação para que não afete a corrente ética estabelecida. Outro importante requisito é de se atentar em conhecer os princípios éticos dos profissionais que contratam.
O contador, como todo profissional, deve, no exercício de suas atividades, agir com responsabilidade e