TRABALHO TICA CIDADANIA E ORGANIZA O

2143 palavras 9 páginas
Trabalho Escravo

A escravidão no Brasil foi indígena e africana, desde os tempos imemoriais o trabalho escravo foi uma fonte de riqueza para muitos conquistadores. No Brasil, foi preciso encontrar uma mão de obra barata para fazer o trabalho duro, e como os indígenas não conheciam o trabalho nos moldes europeus foram obrigados a trabalhar compulsoriamente. Os escravos surgiram por que os índios foram difíceis de escravizar pois conheciam o território, então a igreja e os cientistas da época alegaram que o negro era melhor, equiparando-o a um animal sem alma. Atualmente, esta regra permanece, pois ainda existem pessoas que querem ganhar em cima dos outros, e a grande maioria dos escravos, atuais são "negros" e "índios" ou os nossos mestiços.
Atribuímos a essa breve História parte da responsabilidade da existência do trabalho escravo no Brasil, sabendo que o mesmo surgiu e cresceu sub escravização de homens. Mesmo que indiretamente carregamos conosco esse desprezível senso de submissão, raiz de nossos pais, as manifestações conta a corrupção que presenciamos hoje não deveriam nos surpreender e sim serem comum de um pais democrático, onde todo e qualquer cidadão tem voz para denunciar sua insatisfação, porém não é nossa cultura questionar, criticar e agir, traços de um povo submisso colonizado e outrora escravizador. Devemos nos despir dessa imagem vivemos em tempos diferentes nem negro, nem pobre, nem mestiço são diferenciados todos devemos ter voz para denunciar, criticar e agir contra a imposição daqueles que pensam ser superior.
Existem outros fatores que contribuem para essa realidade, exemplo disso é a má distribuição de renda, fiscalização ineficiente, e a cultura que também não é estendida aos longinquos residentes e aos excluidos, isso favorece este crime que deveria ser classificado como hediondo.

Conceitos Legais

Desde a advento da Lei 10.803, de 11 de dezembro de 2003, que modificou o artigo 149 do Código Penal Brasileiro, o conceito e a

Relacionados

  • Psicologia
    182503 palavras | 731 páginas
  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas