Trabalho ti - redes de computadores
Redes de computadores são estruturas físicas (equipamentos) e lógicas (programas, protocolos) que permitem que dois ou mais computadores possam compartilhar suas informações entre si.
Classificação das Redes Quanto à Extensão Física
As redes de computadores podem ser classificadas como: • LAN (Rede Local): Uma rede que liga computadores próximos (normalmente em um mesmo prédio ou, no máximo, entre prédios próximos) e podem ser ligados por cabos apropriados (chamados cabos de rede). Ex: Redes de computadores das empresas em geral. • WAN (Rede Extensa): Redes que se estendem além das proximidades físicas dos computadores. Como, por exemplo, redes ligadas por conexão telefônica, por satélite, ondas de rádio, etc. (Ex: A Internet, as redes dos bancos internacionais, como o CITYBANK).
Hardware
É um conjunto de circuitos eletrônicos interligados, formado por processadores, memórias, registradores, barramentos, monitores de vídeo, impressoras, mouse, discos magnéticos, além de outros dispositivos físicos, ou seja, é toda a parte física do computador.
Software
É a parte lógica, ou seja, o conjunto de instruções de dados processados pelos circuitos eletrônicos do hardware. Toda interação com os usuários é realizada através de software e permite transformar o computador em algo útil para o ser humano. Exemplo: programas.
Servidores
São computadores com alta capacidade de processamento e armazenagem que tem por função disponibilizar serviços, arquivos ou aplicações a uma rede.
Existem diversos tipos de servidores. Os mais conhecidos são: • Servidor de Fax: Servidor para transmissão e recepção automatizada de fax pela Internet, disponibilizando também a capacidade de enviar, receber e distribuir fax em todas as estações da rede. • Servidor de arquivos: Servidor que armazena arquivos de diversos usuários. • Servidor web: Servidor responsável pelo armazenamento de páginas de um determinado