Trabalho TGA
“Nós procuramos líderes capazes de energizar, motivar, e inspirar, em vez de irritar, deprimir e controlar.”
Jack Welch adora liderar pessoas, ele é do tipo de gosta de criar uma visão e fazer com que as pessoas se apaixonem por ela, de tal forma que mal consigam esperar para transformá-la em realidade. “Isso é o que faz um verdadeiro líder, alguém que desenvolve uma idéia e motiva as pessoas a executá-las”, afirma Jack.
Jack entende que ninguém tem o monopólio das boas idéias qualquer um pode contribuir com sugestões inovadoras e ter uma visão sobre o negócio.
SEJA MAIS INFORMAL
“Você precisa entender como é importante manter o tipo de informalidade que encoraja todo mundo a desafiar as idéias prediletas dos chefes.”
Por muito tempo as organizações foram administradas como se fosse uma organização militar (uniformes, regras de conduta, uma rígida cadeia de comando).
Jack achava que muita formalidade criava uma barreira entre o líder com os funcionários. Sua gestão na GE ganhou ares informais, criou a organização aberta no qual as salas seriam sem divisórias ou paredes, gostava que o chamassem pelo primeiro nome “Jack” e se vestia normalmente sem gravatas. Conduzia encontros informais e encorajava todos a relaxar.
ENCARE A REALIDADE
Como levar as pessoas a embarcar num processo de mudança? Comece mostrando a realidade... Quando todos têm acesso aos mesmos fatos, eles geralmente chegam à mesma conclusão.”
Para Jack Welch os negócios e a vida se reduzem a um único aspecto: encarar a realidade e tomas decisões certas baseando-se nela. Quando assumiu a presidência da GE a empresa tinha acabado de ser eleita a melhor organização dos Estados Unidos, porém as ações da empresa estavam perdendo valor de mercado e a empresa estava naufragando sob o peso da própria burocracia. Mas ele decidiu então iniciar uma revolução e reinventar a organização de cima para baixo. Após mapear os setores da GE que não estavam tendo um bom desempenho, ele desenvolveu