trabalho tga
A abordagem neoclássica nada mais é que a Teoria Clássica atualizada e redimensionada aos problemas administrativos atuais e ao tamanho das organizações de hoje.
A Teoria Neoclássica surgiu da necessidade de se utilizarem os conceitos válidos e relevantes da Teoria Clássica, como as características que tem ênfase na pratica da administração, reafirmação dos postulados clássico, tem ênfase nos princípios gerais, nos objetivos e nos resultados etc.. O ponto fundamental da Teoria Neoclássica é o de ser a Administração uma técnica social básica. Isto leva à necessidade de o administrador conhecer, além dos aspectos técnicos e específicos de seu trabalho, também os aspectos relacionados com a direção de pessoas dentro das organizações.
A Teoria Neoclássica surgiu com o crescimento exagerado das organizações e enfatiza as funções do administrador como o Planejamento, a organização, a direção e o controle. No seu conjunto, essas funções administrativas formam o processo administrativo,que veremos a seguir.
Observaremos que a descentralização foi adotada pela teoria Neoclássica, nela a tomada de decisões é delegada também para os níveis mais baixos, ficando assim mais perto dos pontos de tomada de decisões, aumentando a eficiência e motivação melhorando a qualidade das decisões. Veremos todos aspectos administrativos, seus princípios básico,suas características e funções do administrador.
Apreciação crítica da teoria Neoclássica
A literatura neoclássica se assenta no processo administrativo para explicar como as funções administrativas devem ser desenvolvidas nas organizações. A velha concepção de Fayol — administrar é prever, organizar, comandar, coordenar e controlar passou incólume por décadas e continua firme, apesar das mudanças de conteúdo e de significado. Hoje se fala em processo administrativo: planejar, organizar, dirigir e controlar. As funções administrativas — como planejamento, organização, direção e controle — são universalmente