Trabalho TGA 1
*Origem do Modelo: A Origem do Modelo de Taylor está ligada á combinação de princípios militares e da engenharia, paralelamente ao desenvolvimento do capitalismo e industrial, assim surgiu a teoria Clássica da Administração.
*Organização do Processo de Trabalho: O gerenciamento da Organização se dá através do planejamento, controle, execução, preparo, divisão das tarefas, padronização do tempo e movimento, especialização, produção em massa, pouca autonomia dos funcionários, rotinas predefinidas.
*Concepção do homem: Para Taylor o homem era indolente e preguiçoso sendo que não precisava ter a capacidade de pensar, pois seria função do gerente q que o trabalhador teria que receber uma bonificação ou prêmio para produzir a mais.
*Estrutura Organizacional: A estrutura era praticamente centralizada, com maior níveis hierárquicos, não havia flexibilidade, a estrutura era funcional, unidade de comando estabelecidas, criou a especificação de tarefas, o ambiente era estável e simples, com tecnologia simples, resistente á mudanças, comunicação lenta.
*Principios básicos de metáfora: O principio básico da metáfora era a comparação do modelo de Taylor com a máquina, onde ficou conhecido como modelo mecanicista, a produção manual deu lugar á produção em massa, a sociedade rural deu lugar á urbana e o humanismo cedeu ao racionalismo.
Fordismo
* Origem do Modelo: A origem do modelo de Ford, teve origem no final do século XIX, onde a indústria estava atingindo um patamar tecnológico e econômico, assim Ford introduziu seus conceitos de produção, conseguindo reduzir drasticamente custos e melhorar substancialmente a qualidade.
*Organização do processo de Trabalho e Estrutura Organizacional: A produção era em massa, a linha era contínua, falta de flexibilidade, o operário não tinha perspectiva de carreira e tendia a ter pouco conhecimento e habilidades, era superespecializado, a estrutura tendia ser mais verticalizada, prazos de entrega rígidos, controle altamente