TRABALHO TG 2 SEMESTRE 2014
TG
QUAL É A INFLUÊNCIA DIRETA DESSE “TSUNAMI” DE DIVISAS INTERNACIONAIS NO PAIS?
LÍVIA MARIA SILVA REGHIM RA: 1437154
POLO
SUZANO
2014
SUMÁRIO
Introdução 3
Desenvolvimento 4
Conclusão 5
Bibliografia 6
INTRODUÇÃO
Do ponto de vista europeu, o Brasil é o principal parceiro econômico na America Latina, diante da crise fiscal da zona do euro, empresas européias quase triplicam os investimentos produtivos, dados indicam que o investimento Externo Direto (IED) dos países que adotam a moeda única subiu US$ 23,4 bilhões nos primeiros meses do amo de 2011, contra US$ 7,9 bilhões no mesmo período de 2010.
Esse fluxo de investimentos estrangeiros no Brasil ocorre pelo bom desempenho da economia e devido a infraestrutura das obras no país para realização da Copa do Mundo e Jogos Olímpicos de 2016.
DESENVOLVIMENTO
O Brasil responde positivamente aos avanços econômicos e sociais, à atual crise indica que o país tem a melhor condição para enfrentar o grave quadro internacional.
O comercio externo, que neste momento permite tornar competitivos vários segmentos produtivos, para iversificar e elevar o valor elevado da pauta exportação, além de ter um mercado domestico grande e crescente, oferecendo estabilidade e vantagem na economia em vista a crise atual. Outros fatores analisados é o investimento estrangeiro direto, que faz crescer a economia brasileira na America do Sul, cada dia aumenta o numero de negócios com o Brasil, outro fator é a desvalorização do dólar dos EUA em relação as demais moedas em 2009 e 2010, o Brasil apresenta uma taxa de crescimento do PIB entre 2,5% a.a e 1,5% é a expectativa para o crescimento no ano de 2012. A IFC – Internacional Finance Corporation, diz que o país será uma das três maiores plataformas exportadoras do mundo nos primeiros 15 anos do século 21, estudos da ONU apontam que a produção brasileira agrícola pode ultrapassar os Estados Unidos nos próximos 12 anos.
A taxa