Trabalho teste
A cerâmica tem sido tradicionalmente definida como um sólido, inorgânico não metálico que é preparado a partir de materiais em pó; é fabricado através da aplicação de calor e exibe tais propriedades características como dureza, resistência, baixa condutividade elétrica e fragilidade. A palavra cerâmica vem da palavra grega "Keramikos", o que significa que são materiais de natureza cristalina, compostos formados entre elementos metálicos e não metálicos como o alumínio e o oxigênio, cálcio e oxigênio, silicone e nitrogênio.
Processo de obtenção da cerâmica
Moagem: o material é moído para reduzir o tamanho dos grãos
Umidificação: o acréscimo de água para formar a massa cerâmica
Conformação: onde as peças são produzidas por vários métodos: colagem, extrusão, prensagem ou injeção.
Secagem: pode ser natural ou artificial, na qual grande parte da água livre é evaporada.
Queima ou sinterização: a temperatura é definida em função da composição química da mistura e na qual o aumento de temperatura causa as seguintes reações: desidratação, calcinação, oxidação e formação de silicatos.
Processo de produção da cerâmica. Tipos de cerâmica
As cerâmicas são dividas em dois grandes grupos
Cerâmica Tradicional ou convencional: Inclui cerâmica de revestimentos, como ladrilhos, azulejos e também potes, vasos, tijolos e outros objetos que não tem requisitos tão elevados se comparados ao grupo seguinte.
Cerâmica Avançada, ou de engenharia - Geralmente são materiais com solicitações maiores e obtidos a partir de matérias primas puras, normalmente sintéticas e conformadas por processos especiais, sinterizadas em condições rigidamente controladas.
Ex: ferramentas de corte para usinagem(A), tijolos refratários para fornos(B).
Figura: A Figura: B
Fases da cerâmica
FASE CRISTALINA
A fase cristalina pode ser