trabalho teste
02 de outubro de 2014 por Roger Hughes
Outro dia resolvi dar uma olhada no Java 8 e, de cara, me deparei com “Java 8 In Action“, publicado por Manning. A primeira coisa que me surpreendeu é como uma das proposições de venda exclusivas do Java 8 é a programação funcional; as funções são, agora, variáveis de primeira classe, você pode passá-las pelo seu código como se fosse um int ou uma String. Essa é uma grande mudança.
Parece que as linguagens funcionais se tornaram mais populares nos últimos anos e há inúmeras para se escolher. Exemplos de linguagens de programação modernas incluem Clojure, JavaScript, Scala, e até mesmo Erlang, inventada na década de 1980, dando um ar retrô na nossa lista.
Então, por que existe essa mudança de direção? Você pode até achar várias razões, mas vamos começar com a premissa de que a indústria de melhores práticas muda ao longo do tempo e até mesmo as linguagens mais populares um dia vão cair em desuso. Imagino que se você ainda é jovem o suficiente, um dia vai olhar para trás e falar: “Lembra quando costumávamos usar o Java?” Antes de verificar o porquê da existência dessa mudança, vamos refletir sobre como chegamos aqui dando uma volta na década de 1980…
Segundo a Wikipedia, o PC da IBM foi lançado em 12 de agosto de 1981. Os primeiros PCs foram entregues com BASIC (1), apesar de os “caras legais” logo terem se cansado disso e mudaram para Turbo Pascal da Borland. A novidade do Turbo Pascal não durou muito tempo, porque a Microsoft comprou a Microsoft C (ou MSC), que logo se tornou, de fato, o padrão. Foi legal porque se você fosse inteligente poderia acessar o hardware diretamente, usando int 21H, int 10H e int 14h e outros, e se me lembro qual interrupção fez o quê, então você é velho como eu (2)…
Existiram outros computadores antes do PC da IBM, incluindo Apple II, Commodore Pet etc., mas o PC da IBM era um PC “adulto” para aplicações voltadas para