Trabalho Terra Armada
INTRODUÇÃO
Os muros em Terra Armada, também conhecida como solo armado ou reforçado, são estruturas de contenção flexíveis, do tipo gravidade, que associam aterro selecionado e compactado a elementos lineares de reforço que serão submetidos à tração e a elementos modulares pré-fabricados de revestimento. São normalmente usados em obras rodoviárias, ferroviárias, industriais e em outras aplicações de engenharia civil.
Esse método consiste em aumentar a capacidade do solo para resistir à tração, através da colocação de elementos de amarração que fazem a distribuição destes esforços, através do atrito da área maior do solo fazendo que o conjunto haja como corpo sólido.
O processo Terra Armada oferece grandes vantagens:
RESISTÊNCIA INTERNA: Que, aliada à estabilidade externa do volume armado, confere ao conjunto significativa capacidade de resistir às cargas estáticas e dinâmicas
.
CONFIABILIDADE – A durabilidade dos materiais está bem documentada e é monitorável, permitindo alto grau de confiabilidade.
ADAPTABILIDADE – A tecnologia provê soluções para casos complexos e, muitas vezes, demonstra ser a melhor solução para problemas como: uma faixa de domínio estreita; taludes naturais instáveis; condições limite de fundação com expectativa de recalques significativos.
ASPECTO ESTÉTICO – A variedade de possibilidades de paramentos externos pode atender a diversas exigências arquitetônicas.
EXECUÇÃO
O processo de execução da Terra Armada é simples e rápido e pode ser executada em locais restritos e com pouco espaço físico;
1. Primeiro são colocadas as escamas (painéis pré-moldados de revestimento):
• Devem ser instaladas formando uma superfície vertical com o auxílio de tratores e guindastes;
• A primeira linha de placas é normalmente colocada sobre uma base de concreto, que serve como elemento de fundação para o parâmetro externo;
• Tal soleira deve ser apoiada em material resistente como, por exemplo, solo compactado, solo-cimento,